Justificativa
Nas observações mais amplas sobre a realidade no mundo contemporâneo, presenciamos uma série de transformações que estão ocorrendo nas diferentes áreas de forma extremamente complexa. A velocidade e o grande volume de informações se destacam nesse cenário. Nesse sentido, percebemos vários avanços tecnológicos dos sistemas de comunicação e informação, que vem desafiando as instituições a repensar seu papel frente as constantes transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo atual.
De forma mais específica, esse cenário de mudanças traz novos desafios à formação profissional e, em especial, à formação de professores, que requer melhor qualificação para se vivenciar a dinâmica social, principalmente em relação à mutação contemporânea do saber na sociedade atual. Lévy (1999, p. 157) salienta que “pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no início de seu percurso profissional estarão obsoletas no fim de sua carreira”. Segundo o autor, a aprendizagem constante, a troca de saberes e a produção de conhecimentos são características fundamentais na organização do trabalho na sociedade contemporânea.
A relevância desse projeto se dá por seu caráter investigativo e dinâmico, no que diz respeito a aprofundar, com os professores, os desafios da educação numa sociedade em constante mutação, que precisa incorporar as tecnologias da informação e da comunicação no Projeto Pedagógico escolar, não como meros recursos tecnológicos, e sim como estruturantes de novas educações.
Objetivos:
o Fomentar a reflexão, experimentação e inovação com o uso das TIC na práxis educativa, visando a construção de atitude ativa, propositiva e dinâmica na itinerância na prática pedagógica do professor das séries iniciais do ensino fundamental;
Desencadear processos de ensino-aprendizagem voltados para a busca, análise e tratamento de informações, criação e integração em comunidades virtuais de aprendizagem.
Oportunizar a introdução na linguagem digital, a ser utilizada a partir das possibilidades didático-metodológicas do uso dos blogs na educação;
Metodologia:
O trabalho desenvolvido com os professores visa primeiramente a produção de conhecimentos através de leituras, produções individuais e coletivas, exploração das interfaces digitais e a articulação da proposta com o planejamento da sua disciplina. Durante todo o processo, estaremos prolongando as discussões, utilizando as interfaces digitais da rede.
Excelente proposta para quem visa inovar a prática pedagógica em sala de aula e ter a criança não apenas como um ouvinte, mas um coparticipante na construção do processo de aprendizagem.
ResponderExcluirexcelente proposta para quem quer inovar sua vida proficional.
ResponderExcluirComo educadora estou em busca de novos desafios para minha formação docente, e a informação tecnológica abre inúmeras possibilidades à comunicação.Vilmaci
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirNão tinha tanta noção como podemos interferir e interagir nesse processo do mundo digital.
ResponderExcluirProf Mery
Esta oficina veio nos alerta para o avanço da tecnologia em várias áreas. Principalmente na área de educação.
ResponderExcluirGosto de estar aprendendo sobre informática e tecnologia. eraldo
Eu estou encantada com tanta coisa que ouvi.Até a poucos instantes eu era muito fachada a aderir ao uso da internet como instrumento para facilitar a aprendizagem,por achar difícil o uso por parte de meus alunos.Agora estou aberta e concerteza irei buscar novos comhecimentos sobre essa prática em sala de aula.Você me convenceu.Parabéns!
ResponderExcluirMais um horizonte que se abre à nossa frente, trazendo possibilidades de colocarmo-nos a serviço dos alunos com mais competência. "Incorporar as tecnologias da informação e da comunicação no Projeto Pedagógico escolar, não como meros recursos tecnológicos, e sim como estruturantes de novas educações". Excelente proposta.
ResponderExcluirLúcia Argolo.
hoje com os avanços muito rapido temos que está sempre nós atualimomos para conhecermoos novas janela que estão diante de nós a cada momentos
ResponderExcluirO projeto é muito oportuno, pois é inadiavel a entrada da escola neste mundo digital.
ResponderExcluirO professor não pde mais ignorar esta fonte rica e deversificada que pode trazer o mundo para a sala de aula.
Nalva
Esta oficina veio na hora certa, pois já estava sentindo a necessidade de ter um blog, assim sendo ficarei mais segura na estruturação e organização deste, já que a oficina justifica o uso das TIC como desafio na educação contemporânea estruturante de novas educações.
ResponderExcluirEsse trabalho belissimo veio me ajudar a conhecer e como usar as TIC, buscando a melhoria nos meus trabalhos pedagógicos.
ResponderExcluirÉ uma proposta muito interesante.
ResponderExcluirImpressionante a velocidade do conhecimento.Ate onde vamos parar? A fala de Levi no texto impressiona.Fica a pergunta:As escolas acompanharâo este avanço?
ResponderExcluirJorge
A proposta de interação e inovação para o processo de ensino aprendizagem é bem significativa.Porém encontramos ainda uma grande resistência para que os usuários dessa tão grande rede,deixem de ser sujeitos passivos desse processo.
ResponderExcluir3 de Agosto de 2009 06:38
para os professores intinerantes o blog vai ser uma forma melhor para comunicarmos, tirar dúvidas procurar saber informações dos nossos alunos e estar sempre em contato direto com nossos colegas. li
ResponderExcluirMery,
ResponderExcluirAchei teu comentário....
Socorro vc é muito inteligente agradeço aDeus por sua vida muito obrigado por esse ensinamento.
ResponderExcluirSocorro estou encanta com VOCÊ.
ResponderExcluirOBRIGADO ANE
uma proposta muito boa para o aprendizado
ResponderExcluirPr Jorge, pertinente a sua colocação. Para nossas crianças já n tem sido fácil acompanhar a rapidez dessa evolução imagine para nós que estamos sendo inseridos nesse contexto.
ResponderExcluirSocorro pra mim esta sendo muito bom.
ResponderExcluirElma
Visitei o Blog "Vamos blogar",achei interessante ele traz informes bem diversificados,estimula a participação .O outro foi Matematike que se apresenta conteudo pedagógico,jogos e interaçaõ.
ResponderExcluirAcredito com essa forma de informação, ajudrá muito quanto ao aprimoramento do ensino aprendizagem.
ResponderExcluiracredito que foi proveitoso, adorei visitar o blog.
ResponderExcluir